Convencional |
Estrutural |
Por não necessitar dessa "sustentação", a alvenaria estrutural tende a ser uma obra mais limpa e rápida. Por isso ele é largamente utilizada em obras de casas e apartamentos do programa minha casa minha vida.
A desvantagem desse sistema é que pelo fato de não possuir as vigas de sustentação as próprias paredes servem de apoio para a estrutura. Dessa forma elas não podem ser derrubadas impossibilitando alterações futuras de planta.
Outra característica deste tipo de obra é que as tubulações não podem ser colocadas dentro dos blocos como na alvenaria estrutural. Geralmente é feito um duto, chamado de "shaft" onde são passadas todas as tubulações para que estas não fiquem aparentes, dando um aspecto melhor a construção.
Como escolher qual tipo de construção vale mais a pena
A primeira coisa que se deve avaliar é o tamanho da obra. Para obras de casas, sobrados, construções unifamiliares em geral ainda é mais aconselhável a alvenaria convencional. Primeiro porque é mais fácil achar mão-de-obra para este tipo de construção, e segundo porque a alvenaria estrutural para uma obra pequena pode ficar mais cara.
Pode-se notar que a alvenaria estrutural geralmente é usada para construções de grandes blocos de apartamentos, alocando uma grande quantidade de pessoal, que nesse caso sim consegue fazer a obra com muito mais rapidez.
Atualmente também tem crescido o uso de construções em woodframe e steelframe, largamente utilizados nos EUA e Europa. Este tipo de obra também é bastante limpo e rápido, mas ainda enfrenta certo preconceito no Brasil pois as paredes são feitas com material mais "fraco", dando a impressão de serem mais frágeis, o que nem sempre é verdade.
Stell Frame |
Enfim se você está pensando em construir sua casa leve em consideração estes fatores aliados sempre a disponibilidade de mão-de-obra e seu orçamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário